MM. Juízes de Direito da Comarca de farroupilha recebem Mocovi.

AUDIÊNCIA COM JUÍZES – 12/03/2009 – 18H Fórum de Farroupilha 

Veja a reportagem da TV 14 que destaca o Retrabalho da Brigada Militar em prender os mesmos bandidos. 


M
ocovi foi recebido pelos MM. Juízes de Direito da Comarca, Dr. Luiz Augusto Domingues de Souza Leal, Dr. Mário Romano Maggioni e Drª. Cláudia Bampi.  Tratou-se de evento inédito em nossa Cidade, que se tornou possível graças ao espírito público e aberto dos Juízes, que pronta e gentilmente concederam o espaço em suas agendas.Com o objetivo de incrementar ações, integrando os órgãos e entidades que se dedicam à área da segurança pública, o assunto do encontro foi o combate à criminalidade no Município, quando o Mocovi relatou suas atividades e também a visão da comunidade farroupilhense acerca da questão da segurança.

Cientes da importância do evento, compareceram em peso as forças vivas da comunidade, lotando as dependências do Salão do Júri, no Fórum, destacando-se o Prefeito Municipal e seu Vice, o Presidente de Câmara Municipal e diversos Vereadores, Promotores de Justiça, Autoridades Policiais locais e regionais, Presidentes de entidades (CICS ....), Presidentes de Bairros, dentre outros.

O resultado da audiência foi altamente proveitoso, com a integração das autoridades e entidades farroupilhenses em prol da melhora do combate à criminalidade


Após pronunciamentos e apresentação do Presidente Glacir, do Dr. João Pedro Cavalli Júnior, Conselheiro do MOCOVI, seguido pelos MM. Juízes de Direito da Comarca, Dr. Luiz Augusto Domingues de Souza Leal, Dr. Mário Romano Maggioni, foi encerrada a reunião.

Registramos as presenças; MM. Juízes de Direito da Comarca, Dr. Luiz Augusto Domingues de Souza Leal, Dr. Mário Romano Maggioni e Drª. Cláudia Bampi.  Prefeito; Ademir Baretta, Vice-prefeito; Fabiano Feltrin, Secretario de Obras; Arielson Arsego. Promotores; Leonardo Schin Lopes e Ronaldo Lara Resende. Brigada Militar; Pelo Comando Regional da Brigada Militar com sede em Caxias do Sul, Capitão Chesani, Comandante do 36º Batalhão de Farroupilha, Major Leonel da Silva Bueno, Comandante da 1ª Cia do 36º batalhão, Capitão Giovane Gomes e o Tenete Josue. Delegacia Regional da Policia Civil com sede em Caxias do Sul; Delegado Regional Paulo Rosa, Delegado de farroupilha Valdernei Tonete. epresentates da Câmara de Vereadores; Presidente, José Mário Bellaver, Vereadoras, Maristela Rodolfo Pessin (Tetella) e Maria da Glória Menegotto, Vereadores; Antônio Luiz Chiele, Josue Paese Filho (Kiko) Lino Ambrósio Troes e Márcio Guilden . Presidente da Camara de Industria e Serviços; Nadia Emmer Grasseli. Rotary; Enio Gregory Ferreira. Lions; Presidente Eloi Guasseli e João Carlos Zanco. Grupo de Resgate Voluntário, presidente, Fabiano Fabro. Presidente da Comissão Pró Segurança, Cladir Bono. Presidentes de Bairros; São Luis; Guilherme Chiele, Monte Pascoal; Idalino Dal Prá e Luis Carlos F de Lima, Santo Antonio; Ari Antonio de Miranda, Industrial; Daniel Pereira dos Santos, América; Jovani de Oliveira, Vila Nova; Luis de Mattos. Advogados; Sidnei Werner e Sandra Aparecida de Araujo. MOCOVI; João Pedro Cavalli Júnior, Glacir Gomes, Silvio José Marchetto, Carlos Renato Romagna, Euclécio Luis Gandolfi, Vilson Antonio Nicolodi, Mário Rombaldi Júnior, Mathias Felipe Gewehr.


Palavras do Presidente: Glacir Gomes Agradecer: Mais uma vez aos srs Juizes a oportunidade inédita da reunião e em Especial ao Dr Cavalli que viabilizou. 


Agradecer:  RECEBIMENTO de valores através TERMOS CIRCUNSTANCIADOS ORIUNDOS DO FÓRUM:TOTAL 2007 74.000,00 2008 41.000,00


Missão desde 1994 do CONSEPRO & MOCOVI de Farroupilha;  

1-Apoiar  com recursos e meios os órgãos de segurança. 
2-Promover  ações de educação, visando neutralizar a violência.  
3-Reivindicar junto aos governos o justo retorno a comunidade. (Nos dias de hoje é mais uma ONG que um movimento contra a Violência)
Nossa principal preocupação com a segurança, não é apenas o repasse de recursos mas sim; Pensar em segurança como um todo: Desde o planejamento e a educação familiar, até a ocupação e capacitação dos jovens.Os Programas e Projetos, são acompanhados por uma diretoria não remunerada, a entidade tem apenas 1 funcionário com salário de 600,00.Desenvolvemos 26 Projetos entre eles;Cursos Profissionalizantes para adolescentes. ( através de Parcerias Junto ao Senai e SENAC)Inclusive para policiais.
 
- PEMSE - Programa de Execução de Medidas Sócio - Educativas , em Parceria com Poder Público e promotoria
- Proerd, já são mais de 9.000 os alunos da 4ª serie formados.- concurso de Frases, Cartilha de Transito, Cidade Segura, Qualidade de vida etc...


A comunidade através do CONSEPRO & MOCOVI de Farroupilha; investiu: 
só em 2008 R$ 474.000,00 em segurança, 
sendo que o poder público participou com 173.000,00
Fórum: participou com 41.000,00
- Foram pagos mensalmente R$ 300,00 a cada policial como ajuda de aluguel (total hoje 40 ajuda por mês)Sem esta ajuda teríamos bem menos policiais em nossa cidade, em função de baixos salários recebidos e o custo de vida elevado da região.
- varias estagiarias são pagas para atenuar em parte a falta de efetivo,
- construiu 05 casas funcionais, 
- comprou maquinas e equipamentos, consertou viaturas, 
- formou 1.900 crianças pelo PROERD,foi um ano inteiro dedicado a segurança. 
- Todas as solicitações foram atendidas, equipamos com maquinas e equipamentos,
 instalamos câmera de vigilância interna (inclusive com gravação de imagens, para
segurança interna em função de armamento etc...)  
Temos como meta diária:
 Se não somos parte da solução, somos parte do Problema; 
Somos responsáveis 
{Por aquilo que: Fazemos, Não fazemos e  Que impedimos de fazer} 
Objetivo: demonstrar as autoridades o retrabalho que esta sendo feito com os mesmos
 meliantes e a preocupação da comunidade.
 


Em 2008 na Delegacia: 6.200 ocorrências policiais - Brigada efetuou: 502 Prisões BRIGADA MILITAR de FARROUPILHA RS, PRENDEU as mesmas as 23 meliantes foram presos 111 vezes em 2 anos a situação atual, de cada um dos 23 presos: apenas 1 preso, 5 foragidos e 17 em liberdade.
Sendo estes 23 constam em seus nomes, 330 boletins de ocorrências.